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RH

Padronização no Processo de Recrutamento e Seleção

Artigo publicado em 07/10/20 por: Romário Lacerda
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Quando sua empresa precisa de um novo colaborador, quais são as etapas que o candidato precisa passar para ser contratado?   

Se seu negócio não tem esse processo de recrutamento e seleção estruturado, ele pode estar correndo sérios riscos, pois pessoas boas são o bem mais precioso de uma organização e para encontra-las precisamos ir além do amadorismo.

Muitos empresários contratam por indicação e isso é muito arriscado, pois na maioria das vezes a pessoa indicada não possui as competências técnicas e comportamentais necessárias para desempenhar bem a função.

Então para tornar esse processo mais profissional devemos estabelecer um padrão seguindo algumas etapas.

1° Etapa - Divulgação da Vaga 

Nessa primeira etapa vamos anunciar a vaga para receber os currículos especificando quais tarefas o responsável por aquele cargo precisa exercer e também quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que ele precisa ter. Esse anuncio pode ser feito tanto internamente, dentro da empresa, dando oportunidade para os atuais funcionários concorrer a vaga quanto externamente nas universidades, sites de emprego, rádio e redes sociais.

2° Etapa – Triagem 

Depois de receber os currículos precisamos filtrar os que mais se encaixam com o perfil da vaga. Podemos fazer isso comparando os currículos dos candidatos com a descrição de cargo da função específica. Fazendo isso podemos selecionar os melhores para uma entrevista.

3° Etapa – Entrevista 

Nessa etapa o entrevistador deve se preparar estudando os currículos dos candidatos, também deve preparar perguntas objetivas para obter informações precisas de cada um. No momento da entrevista é recomendado que o entrevistador conduza o entrevistado de forma que ele fique tranquilo, pois nesses momentos a ansiedade pode atrapalhar o desempenho de alguns profissionais.

4° Etapa – Testes 

Após a entrevista podemos aplicar testes com os candidatos para atestar sua competência técnica e comportamental. Essa etapa é muito importante pois as vezes somente na entrevista não conseguimos captar o verdadeiro potencial de cada um.

5° Etapa – Contratação 

Este é o momento de tomar decisão, analisar se alguns dos candidatos se encaixam de fato no perfil da vaga, caso um dos candidatos se encaixem basta tomar a decisão de contratar, caso nenhum dos candidatos se encaixe será necessário continuar buscando pelo profissional adequado refazendo todas as etapas.

Utilize essas 5 etapas sempre quando precisar contratar um novo colaborar, fazendo isso a chance de você acertar na contratação aumenta muito. Diminuindo o turnover e consequentemente aumentando os resultados. 


A RPM consultoria é uma empresa que visa o crescimento de outras empresas com base na gestão e resultados. Conhecemos o valor de se tornar um bom empreendedor e acreditamos que a gestão pode mudar o mundo. 


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