FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Gestão

5S na prática: como implementar essa metodologia?

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

A busca pela implantação e desenvolvimento deste programa nas empresas é cada vez mais frequente. Isto ocorre devido aos expressivos ganhos de produtividade,organização e diminuição dos desperdícios, além da simplicidade dos fundamentos que regem o sistema 5S e a sua fácil compreensão.

Oque é o 5s?

A metodologia 5S foi desenvolvida no Japão e visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização nas empresas. Dessa forma, tal ferramenta

objetiva aumentar a eficiência no local de trabalho para os funcionários e alcançar a melhoria contínua. O nome do programa se fundamenta em 5 princípios, não tão diferentes dos quais qualquer pessoa utilizaria para alcançar um crescimento humano na vida pessoal. Em japonês, são eles: Seiri; Seiton; Seiso; Seiketsu; Shitsuke.

Quais são os 5s?

A metodologia 5s é bem simples, e se baseia nos sensos a seguir para alcançar melhorias nas empresas:

Senso de Utilização – Seiri: O senso de utilização possui, como objetivo, extinguir materiais pouco necessários e manter apenas o que é realmente importante. Por conseguinte, esta etapa verá o quão útil cada processo dentro de uma empresa ou indústria é para a sua produtividade.

Portanto, para você colocar esse princípio na prática, é necessário fazer uma divisão entre o que é utilizado com frequência, o que é pouco utilizado e o que não é utilizado em nenhuma situação. Para a primeira situação, em que você usa o material com frequência, você deve mantê-lo por perto, como em uma mesa, gaveta ou no início de um corredor ou estoque. Já no caso contrário, em que é utilizado com baixa frequência, você deve manter esse material longe, como em um armário ou no fundo de um corredor. Para o último caso, você deve descartá-lo.

Aplicando a 5S na prática, em específico esse senso, as empresas podem diminuir as despesas e desperdícios. Além disso, é possível ter um ganho de espaço, reaproveitamento de recursos e aumento de produtividade.

Senso de Organização- Seiton: Identificar e organizar os materiais de trabalho, estabelecendo para cada material seu devido lugar. As principais melhorias com esta implantação são: economia de tempo e facilidade para encontrar os materiais de trabalho. As pessoas o confundem, facilmente, com o senso de utilização, mas a distinção é clara. O senso de utilização é o primeiro passo, em que você apenas define o que é utilizável ou não. Já o senso de organização realiza a alocação funcional e estratégica dos materiais para que o mais utilizado tenha um acesso rápido e fácil.

Esse passo é muito importante para que, futuramente, todos os funcionários da empresa saibam exatamente onde cada informação ou material se encontra. Além disso, se aplicado corretamente, poderá poupar tempo de busca por informações ou materiais. Portanto, além do ganho de tempo e redução de retrabalho, outros benefícios proporcionados por esse senso são a agilidade na transmissão de informações, diminuição do cansaço e, consequentemente, aumento da produtividade, consequências extremamente positivas vindas da implementação da Metodologia 5S na prática.

Um exemplo muito comum é o tempo que muitos funcionários gastam nas empresas procurando por documentos. Deixar todos eles juntos, guardados em um mesmo local e etiquetados com suas finalidades, irá reduzir todo o tempo gasto para procurá-los, sendo possível usufruir desse tempo economizado para realizar outras atividades. Porém, para que isso se mantenha a longo prazo, é essencial manter tudo organizado.

Senso de Limpeza- Seiso: Manter o ambiente sempre limpo, eliminando as fontes de sujeira e conservando a limpeza dos materiais de trabalho. As principais melhorias com esta implantação são: melhor conservação dos materiais de trabalho e redução da possibilidade de acidentes. Para tanto, esse senso preza pela responsabilização de todos os funcionários. Isso inclui ver algo no lugar errado e alocá-lo corretamente, independente de quem tenha bagunçado. Outra ação de grande importância é a eliminação das causas da sujeira, fazendo com que o ambiente se mantenha limpo por mais tempo.

Senso de Padronização e Saúde- Seiketsu: Padronização de cores, iluminação e placas, para que qualquer trabalhador consiga se identificar na empresa. Além disso, estimula e gera ações para o cuidado dos funcionários com sua saúde mental e física. As principais melhorias com esta implantação são: melhoria no rendimento dos funcionários e facilidade na identificação.

Senso de Autodisciplina- Shitsuke: Transformar os outros quatro sensos em hábito, ou seja, buscar a prática da metodologia pelos funcionários mesmo sem vigilância. As principais melhorias com esta implantação são: melhor qualidade e produtividade, melhoria das relações entre os funcionários e a valorização do cumprimento das outras ações dos 5S.

Quando os 5 Sensos são bem implementados, os funcionários se sentem parte da empresa, uma vez que participam da melhoria da sua organização levando, além dos benefícios já citados, à melhoria da eficiência e eficácia das empresas.

Como identificar a necessidade do 5s

Através de alguns pontos, você pode constatar a necessidade da sua aplicação. Tais como:

  • Falta de espaço
  • Pouca satisfação dos colaboradores
  • Sujeira
  • Excesso de material acumulado
  • Baixa produtividade
  • Baixa proatividade
  • Elevado tempo de movimentação e procura de itens

Alguns dos resultados são:

  • Maior produtividade
  • Maior segurança e ergonomia no trabalho
  • Redução de despesas
  • Melhor aproveitamento de materiais
  • Maior segurança no desenvolvimento das atividades
  • Melhoria do ambiente de trabalho
  • Menos falhas humanas durante o trabalho
  • Maior facilidade para encontrar problemas
  • Diminuição do desperdício de tempo na busca por itens
  • Aumento da confiança da equipe

Com isso, fica evidente que a implementação da cultura do 5S, há vários benefícios para manter o ambiente sempre em ordem e assim, alavancar seus resultados.