Simplificando os conceitos de Missão, Visão e Valores
Muitos empresários não conseguem entender a diferença entre missão, visão e valores, porém esses conceitos são fundamentais para a criação, organização e desenvolvimento da empresa. Por isso, abaixo trago a definição e necessidade de cada um dos três pilares de uma forma bem simples.
Missão:
É a razão pela qual a empresa existe, é seu foco de atuação. Existem algumas perguntas que podem auxiliar na criação da missão da empresa, são elas:
o que a empresa deve fazer?
para que ela deve fazer?
para quem ela deve fazer
onde ela deve fazer?
Exemplo:
RPM Consultoria Empresarial: Desenvolver e profissionalizar empresas e pessoas nas regiões sul e sudoeste de Minas Gerais, mudando a realidade local, transformando, fortalecendo e estruturando os empreendimentos e o capital humano.
Google: Organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis.
A missão da empresa é importante para dar direção, foco e significado para todos os colaboradores
Lembre-se, as ações da empresa devem ser coerentes com sua missão, caso contrário ela perderá credibilidade.
Visão:
É onde a empresa pretende chegar, as perguntas que podem te auxiliar na criação da visão são:
como a organização se vê a longo prazo?
onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
essa visão é possível de ser alcançada?
Exemplo:
RPM Consultoria Empresarial: Tornar-se a empresa mais respeitada e reconhecida no ramo de consultoria empresarial nas regiões sul e sudoeste de Minas Gerais. Por meio das soluções administrativas, do compromisso, da mudança gerada, dos conhecimentos e da seriedade, fornecendo diferenciais competitivos e agregando valor a todos os nossos stakeholders.
Ford: Ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos.
Ao criar as estratégias da empresa, o primeiro passo a ser dado é verificar se elas estão de acordo com sua visão.
Lembre-se de colocar um prazo para atingir seus objetivos, “metas sem prazos são apenas sonhos”.
Valores:
É a filosofia, crenças e atitudes da empresa, para definir seus valores; liste o que é importante para você.
Exemplo:
RPM Consultoria Empresarial:
Amor e cuidado ao próximo;
Ética e verdade com tudo e com todos;
Visão sistêmica e estratégica de negócios
Disciplina perante aos objetivos traçados;
Agilidade no trabalho realizado;
Capacitação e oferta de conteúdo constante;
Transformação da sociedade por meio de conhecimento gerencial;
Alta qualidade nos serviços prestados;
Organização e inovação nos processos de consultoria.
Microsoft:
Integridade e Honestidade.
Abertura e Respeito.
Vontade de Abraçar Grandes Desafios.
Atitude Crítica.
Responsabilidade.
Paixão por Tecnologia, Parceiros e Clientes.
É a partir desses valores que a empresa consegue criar seu conjunto de regras, definindo assim qual é o tipo de comportamento adequado dos seus colaboradores.
Importância de Missão, Visão e Valores
Todos os aspectos de um negócio giram em torno do planejamento estratégico, que é totalmente definido com base na missão, visão e valores.
Lembre-se: uma empresa sem planejamento dificilmente terá sucesso.
Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:
Facebook:http://fb.com/RpmConsultoria
Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial
A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.
Eu sou Romário Lacerda, atuo como Auxiliar de Consultoria.
Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com
/ rpmconsultoriaempresarial.com.br